02 de Dezembro de 2023 - às 10:33
Tempo de leitura ≈ 6 minutos
Autor: Regina Lima
As pérolas são gemas bastante populares por sua beleza e elegância. Mas você sabia que existem diferentes tipos de pérolas? Cada uma delas possui características únicas e são utilizadas para diferentes finalidades.
Lindas e exuberantes, as pérolas são as únicas joias do mundo que nascem e crescem dentro de um organismo vivo. As pérolas naturais se formam devido a um mecanismo de defesa da ostra. Quando há algum corpo estranho em seu interior (que pode ser um grão de areia, um pedaço de coral, ou mesmo parasitas) ela vai depositar sobre este corpo várias camadas de nácar, dando origem a uma pérola.
As pérolas naturais coletadas são bastante raras e difíceis de encontrar na natureza, por este motivo seu uso é restrito a joalheria, em virtude do alto valor de comercialização. Pérolas cultivadas são obtidas pelo mesmo processo, com a diferença de nascerem de uma base pré-formada colocada manualmente no interior da ostra. Assim não podem ser consideradas falsas.
Atualmente mais de 90% das pérolas naturais comercializadas são cultivadas. Sua beleza é similar e é muito difícil diferenciá-las das coletadas. Isto só é possível por especialistas, com exames de raio x ou partindo a pérola para medir as camadas.
As pérolas naturais são as mais raras e valiosas. Elas são formadas de maneira espontânea nos moluscos, como as ostras. Essas pérolas são cultivadas naturalmente, sem qualquer interferência humana. Por serem únicas e de difícil obtenção, as pérolas naturais são consideradas verdadeiras preciosidades.
As pérolas cultivadas são produzidas a partir de intervenção humana. Um pequeno núcleo é inserido no molusco, estimulando-o a produzir uma pérola ao seu redor. Diferente das pérolas naturais, as cultivadas são mais acessíveis e podem ser encontradas em diferentes tamanhos e cores.
As pérolas de água salgada são aquelas que são cultivadas em mares e oceanos. Elas são produzidas por moluscos de água salgada, como as ostras. Essas pérolas são conhecidas por sua qualidade e brilho excepcionais. Alguns exemplos de pérolas de água salgada famosas são as pérolas Akoya, Tahiti e do Mar do Sul.
As pérolas de água doce, por sua vez, são cultivadas em lagos e rios, em moluscos de água doce, como os mexilhões. Elas são bastante populares por sua variedade de cores e formatos. Além disso, as pérolas de água doce são mais acessíveis em termos de preço.
As pérolas barrocas são pérolas com formatos irregulares e não simétricos. Elas são bastante valorizadas por sua originalidade e podem ter diferentes cores, tamanhos e formatos. Por serem únicas, as pérolas barrocas são perfeitas para criar joias exclusivas e personalizadas.
As pérolas de Mabe são pérolas cultivadas que possuem uma base de madrepérola ou plástico. Elas são cultivadas de maneira diferente, com o núcleo sendo fixado na parte interna do molusco, ao contrário das pérolas tradicionais. As pérolas de Mabe são famosas por sua forma circular e brilho intenso.
As pérolas Biwa são pérolas de água doce que são cultivadas no Lago Biwa, no Japão. Elas são conhecidas por sua alta qualidade e variedade de cores. As pérolas Biwa são utilizadas principalmente para a criação de joias finas e elegantes.
As pérolas Keshi são pequenas pérolas que se formam de maneira espontânea dentro do molusco, sem intervenção humana. Elas são consideradas "pérolas acidentais" e podem ser encontradas tanto em água doce como em água salgada. Apesar de seu tamanho e forma irregulares, as pérolas Keshi são apreciadas por sua beleza natural.
Além das pérolas naturais, é possível utilizar em semijoias as pérolas sintéticas, que possuem uma valor muitas vezes mais acessível, mas se de boa procedência, conferem também charme às peças.
Pérolas Shell
A pérola shell é uma imitação perfeita da pérola natural ou cultivada. São feitas a partir de um substrato de porcelana ou resina recoberto com um composto formado com o pó da parte interna da concha da ostra (madrepérola). Pela qualidade física e visual tem valor de mercado muitas vezes superior à pérola natural cultivada.
Pérolas Plásticas
A pérola sintética plástica é obtida por processo mecânico de injeção e pintura posterior, não utilizando nenhuma parte das pérolas naturais. São totalmente simétricas e seu valor comercial é bastante inferior a uma pérola natural. É muito comum algumas pessoas por não conhecerem o processo natural de formação das pérolas, optar por pérolas artificiais, especialmente por sua simetria. É também muito utilizada em bijuterias ou em semijoias que necessitam de pérolas cortadas.
Agora que você conhece os diferentes tipos de pérolas, pode escolher a que mais se adequa ao seu gosto e estilo. Seja para criar uma joia única ou para complementar um look sofisticado, as pérolas sempre trazem um toque de elegância e charme.
A Best4You é a melhor opção em semijoias!
www.best4you.com.br